Metabolismo do alcool

              Ao ser ingerido, parte do álcool é absorvido pela mucosa estomacal mas a maior parte é absorvida no intestino delgado. Como o álcool é muito solúvel em água rapidamente se distribui pela corrente sanguínea por todo o corpo.
Esse álcool deve ser removido do sangue no fígado, através de oxidação enzimática. Outras formas de eliminação, em menor proporção, são urina e suor.
              Um adulto de 70kg consegue metabolizar de 5 a 10 gramas de álcool por hora. Como um drinque contém, em média, de 12 a 15 gramas, a droga acumula-se progressivamente no organismo, mesmo em quem bebe apenas um drinque por hora.
              A resistência aos efeitos colaterais do álcool está diretamente associada ao desenvolvimento da tolerância e ao alcoolismo. O tipo agudo é diferente da tolerância crônica do bebedor contumaz, que lhe permite manter aparência de sobriedade mesmo depois de ingerir quantidades elevadas da droga. Doses de álcool entre 400mg/dl e 500 mg/dl, que muitas vezes levam o bebedor ocasional ao coma ou à morte, podem ser suportadas com sintomas mínimos pelos usuários crônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário