Introdução

O que é o Alcoolismo?
 
O Alcoolismo é definido pelos médicos, como uma doença crônica, que possui aspectos comportamentais e socioeconômicos, e é caracterizado pelo consumo compulsivo e excessivo de álcool, o que torna o usuário progressivamente tolerante à intoxicação, desenvolvendo sinais e sintomas de abstinência, quando o uso de bebidas alcoólicas é interrompido.
O álcool é uma droga lícita, e age como um depressor do sistema nervoso central, o que pode causar mudança de humor, perda de inibição e perda de memória. O consumo de álcool varia significativamente tanto entre os diferentes países quanto para os diferentes subgrupos dentro de um mesmo local. O consumo oficial de álcool é maior em países desenvolvidos e menor em países africanos e islâmicos. O consumo per capita de álcool, por sua vez, é maior em ex-repúblicas do bloco soviético, com os países latinos não muito distantes desse patamar.
Por ser uma droga lícita, o alcoolismo como doença não é muitas vezes detectado, pois o consumo de álcool, até em grandes quantidades, é bem aceito socialmente. O HepCentro apresenta a seguinte tabela de condições clínicas que devem ser associadas ao alcoolismo:
Características Clínica
Tolerância Um estado de adaptação no qual o aumento na ingestão de álcool é necessário para produzir o efeito desejado
Dependência física Uma síndrome típica aparece à retirada do álcool, que melhora com o álcool ou outras drogas do mesmo grupo
Perda de controle Uma vez que inicia o consumo, não consegue controlar a quantidade
Vício

Um medo de abstinência que leva à recidiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário